27 de agosto de 2012

Aulão de Ciências da Linguagem - Parte 3

Por Tifanny Valente


Aulão de Ciências da Linguagem - Parte 2

Por Tifanny Valente



Fé e Alegria realizou aulão de Ciências da Linguagem - Parte 1

Por Tifanny Valente

O aulão de Ciências da Linguagem e suas Tecnologias realizada pela Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), para os alunos do Gapa (Grupo de Apoio Pré-Acadêmico tradicional), no dia 25 de agosto, começou no clima de muita animação com a adaptação de uma peça teatral para a obra “Gabriela” de Jorge Amado, no auditório G2 da Católica.
Com o tema “Gabriela vestida de noiva”, em homenagem aos centenários dos escritores Jorge Amado e Nelson Rodrigues, o evento prosseguiu com o aluno Sérgio Luís da T6, que contou toda a história do aoutor Jorge Amado. A professora Yasmin Bonifácio falou de duas obras; “Capitães de areia” (que tem uma linguagem popular, crua e lírica divididos em dois momentos: uso lingüístico dos pobres marginalizados e a linguagem nos movimentos reivindicatórios) e “Gabriela” (que contém várias denominações às mulheres de vida).
A professora Suellen Rafaella falou do regionalismo, que se passa no Romance de 1930, e explicou o perfil feminino das obras “Gabriela” e “Capitães de Areia”, e o professor Paulo Cardoso falou que a característica muito forte desses escritores é pegar histórias reais e retratá-los em seus livros. O professor Denilson Silva falou da breve semântica popular, traduzida para o inglês, em seguida todos tiveram um intervalo de 15 minutos. Ao retornar as atividades, alguns alunos do Fya apresentaram a adaptação para uma peça teatral de “Vestido de Noiva” em homenagem a Nelson Rodrigues, e o estudante Caio Renan da T3, contou a história do autor.
A professora Crislayne Moura falou sobre as obras “Vestido de noiva” e “Beijo no asfalto”, que tem uma linguagem sintética destinada à representação, um texto jornalístico, diálogos curtos, reticentes, frases incompletas, própria da comunicação coloquial, inovação dramatúrgica, discurso direto, como convém à obra dramática moderna e interpretação semiótica. E a professora Maria de Lourdes apresentou o perfil feminino dessas duas obras (a supremacia feminina em Nelson Rodrigues), como o casamento, o homem, que mesmo com o poder, fica em segundo plano, personalidades fortes e a busca pelo amor, hipocrisia social na década de 1950, o poder de transgressão: as mulheres detentoras do poder numa época de repressão e compreensão no amor.
O professor Paulo Cardoso explicou sobre a análise artística social das obras de Nelson Rodrigues, como a modernidade, as marcas como as tragédias, a psicologia, temas, contradições e incompreensões.  Em seguida foram sorteados para os alunos que estavam na platéia, camisas do Fya e o livro do Magnífico Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens. Os ganhadores foram: Ana Karla Mendes, Wanessa Cataline Bezerra, Priscila Chagas, Debora Ferreira, Fernanda Maria, José Castelo, Steffany Nathalia, Carlos Augusto da Silva, Jorge Henrique Silva, Ana Cláudia, Jéssica da Silva e Jessyca Paula.




21 de agosto de 2012

Fé e Alegria realizará aulão de Humanas

Por Tifanny Valente

A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), realizará o aulão de Ciências da Linguagem e suas Tecnologias para os alunos do Gapa (Grupo de Apoio Pré-Acadêmico tradicional), no dia 25 de agosto, no auditório G2 da Católica, das 8h às 12h.
Com otema “Gabriela vestida de noiva”, em homenagem aos centenários dos escritores Jorge Amado e Nelson Rodrigues, o evento terá a participação dos professores do Fya, Crislayne Moura,  Denilson Silva, Maria de Lourdes, Yasmim Bonifacio, Paulo Cardoso e Suellen Rafaella.

Vídeo edição: Denilson Silva

14 de agosto de 2012

Fé e Alegria realiza aula em homenagem a Luiz Gonzaga

Por Tifanny Valente
Na última sexta-feira (10), a aula temática em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga começou animando a todos os presentes ao som do baião.  O evento foi realizado pela Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) para os alunos do GAPA (Grupo de Apoio Pré-Acadêmico tradicional e seriado), no auditório G2 da Católica.
O professor Paulo Cardoso falou da importância do centenário do Reio do Baião e como isso pode influenciar nas provas dos vestibulares. O professor de física Josué Velozo iniciou contando a história de Luiz Gonzaga, explicando sobre quem foi o compositor, instrumentista e cantor, que com suas raízes nordestinas cantava sobre o amor, a saudade, referindo-se sempre a sua terra. A professora Renatta Carolina agitou a todos com a música “Aquarela Nordestina” para falar do ecossistema do Nordeste, mostrando que Gonzagão canta a seca dos rios, evidenciando a tristeza. A professora falou sobre a classificação científica das aves citadas na canção: Juriti, Acauã, Inhambú e Asa-branca, falando do reino, filo, classe, ordem, família, gênero, espécie, estado de conservação e sinônimos.
Com o tema: “As vidas secas dos retirantes e a partida da Asa-branca – uma interdisciplinaridade da música e da pintura”, a professora Suellen Rafaela falou da necessidade de partir, do homem fora do seu meio, relacionando com a obra “Vidas Secas” de Graciliano Ramos, que conta uma história de uma família de retirantes que saem da sua terra por causa da seca em busca de uma condição melhor. Mostrou as pinturas de Cândido Portinari, “Os retirantes”, citando o expressionismo, que mostra uma percepção do mundo, e terminou com a canção “Asa Branca” de Luiz Gonzaga, que traz como tema a seca e tem uma crítica social bastante presente.
Para mostrar o lado geográfico, o professor José Alves falou da importância dos rios na vida do homem sertanejo
.

9 de agosto de 2012

Fé e Alegria realizará aula temática sobre Luiz Gonzaga

Por Tifanny Valente

A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), realizará uma aula temática para os alunos do Gapa (tradicional e o seriado), no dia 10 de agosto, no auditório G2 da Católica, com o tema “Luiz Gonzaga: o Nordeste em verso e prosa” em homenagem aos 100 anos do Rei do Baião.
O evento terá a participação dos professores do Fya das diversas áreas, como matemática, língua portuguesa, biologia, geografia, química, filosofia, física, inglês e história. Na ocasião, irão relacionar o tema com cada área.

Professor da Fundação Fé e Alegria em Pernambuco tem artigos aprovados em congressos

Por Tifanny Valente



O professor de química da Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya) e aluno da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) Liderlanio Araújo teve artigos aprovados em congressos nacionais.  O “Reações e transformações no ensino de química: diálogo entre os processos químicos e o cotidiano dos estudantes” foi apresentado no 10º SIMPEQUI, realizado no Centro de Eventos do Hotel Blue Tree Towers Rio Poty, em Ilhotas, Teresina, Piauí.
Liderlanio contou que ele pôde verificar que todos os participantes do evento observaram o pôster e perguntaram muito sobre o trabalho. “Notei que a maioria do pessoal não tinha o conhecimento da Fundação Fé e Alegria. Foi gratificante apresentar o trabalho, uma vez que discuti com os participantes acerca dos avanços do ensino da química, além de discutir possíveis soluções para o melhoramento da mesma”, contou. Ressaltou que percebeu que o trabalho valeu a pena, quando estava apresentado e viu que todos, apesar de já serem químicos, se encantaram diante da explicação acerca dos experimentos que foram apresentados para os alunos da pesquisa do trabalho.
Já o “Reagindo com a química na formação docente” será apresentado nos dias 18 e 19 de outubro na 32º EDEQ – Saberes Docentes: Memórias, narrativas e práticas, na UFRGS, em Porto Alegre – RS. “Fico feliz em ter mais um trabalho aprovado, principalmente este que foi um artigo completo e que aborda a minha formação acadêmica na Unicap, em especial a formação que recebo por parte das professoras Lúcia Fernanda C. da Costa Leite e Graziela B. de Almeida, que buscam a cada dia me auxiliar na construção da minha aprendizagem, focando sempre nos processos de como pensar e repensar a minha formação e a minha atuação como estagiário de Química na Fundação Fé e Alegria”, frisa Liderlanio, que também acrescentou: “Dedico este trabalho a elas e também à professora Alexandra Amorim Salgueiro, pois foi com ela que escrevi no ano passado o meu primeiro artigo”.
O “Ensino de química: reagindo na construção da prática docente” também foi aprovado no VI Colóquio Internacional – Educação e Contemporaneidade”, que será realizado em São Cristóvão – SE do dia 20 a 22 de setembro.  Neste artigo  Liderlanio retrata a sua experiência como educador que busca sempre inovar as aulas, apresentando metodologias diferenciadas para atrair os estudantes para o universo do ensino. “Uma vez que a maioria dos nossos estudantes não aprecia o ensino da química, com o desenvolver deste artigo pude observar que a experimentação chama a atenção dos mesmos em aprender esta ciência”, explicou.

Fé e Alegria realizará aula no zoológico

Por Tifanny Valente

Nos dias 15, 16 e 17 de agosto, a Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), com parceria da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), realizará mais uma aula passeio com os alunos do GAPA (Grupo de Apoio Pré-Acadêmico tradicional e seriado). O evento será no Horto de Dois Irmãos, com atividades voltada para a área de Ciências Naturais. No dia 15 de agosto, às 14h30, irão as turmas T3 e T5; no dia 16 de agosto, às 14h30, será a vez das turmas T4, T6 e T7; e no dia 17 de agosto, às 9h, as turmas M1 e M2.