28 de setembro de 2012

Magis Vida Encerra o seu Primeiro Módulo


Por Júlio Cirne

Na tarde da quinta-feira (27), o projeto Magis Vida da Fundação Fé e Alegria em Pernambuco realizou o encerramento do seu primeiro módulo. Em um dia marcado por um clima já de saudades, os alunos puderam expor como estavam se sentindo e o que aprenderam no decorrer das atividades do módulo que teve a duração de dois meses.

O primeiro momento foi iniciado com um debate sobre tudo o que foi visto durante os dois meses do projeto, junto com a psicóloga formada na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Ananda Kenney, responsável por ministrar as aulas do módulo. Bastante emocionada, Ananda conversou com os alunos e falou como havia sido de grande proveito a experiência vivida com os adolescentes do projeto. Ressaltou também que desejava que os alunos tivessem a mesma sensação que ela. “Durante estes dois meses, vivi intensamente com vocês aquilo programado por mim. Tenho a certeza de que, depois das conversas realizadas aqui neste módulo, todos vocês terão uma visão diferente a respeito do tema uso de drogas. Hoje, vocês não são mais os mesmos que entraram aqui no início das atividades”, falou Ananda aos jovens.

Logo após, a psicóloga exibiu as fotos com os trabalhos realizados pelos alunos durante o decorrer das atividades propostas por ela. Em seguida foi dado início ao “amigo secreto” organizado entre alunos e professores do Magis Vida, tudo em um clima muito descontraído onde cada um falava primeiro as características físicas e pessoais da pessoa a quem havia tirado no sorteio; a intenção era fazer com que o resto do grupo tentasse adivinhar de quem era que se estava falando tendo como informações apenas características da personalidade da pessoa.

Depois do debate realizado e da conversa concluída, abraços e depoimentos dados, chegou a hora de se despedir de fato de Ananda. Em uma festinha de encerramento todos puderam dar os seus cumprimentos à psicóloga que brincou com os alunos dizendo: “Não pensem que vão se livrar de mim tão fácil. Eu ainda vou passar por aqui para ver como é que vocês estão se comportando com o Rick [publicitário formado na Unicap que irá acompanhar o projeto a partir da próxima semana]”. O novo módulo terá início na próxima terça-feira (02), e que terá como abordagem a produção publicitária. Rick também estava presente na confraternização e pôde se apresentar aos alunos, todos com muita vontade de iniciar logo o novo ciclo do projeto. 

Fé e Alegria realiza uma tarde diferente com os usuários do Magis Vida

Por Tifanny Valente

A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE) e o Liceu de Artes e Ofícios, teve terça-feira (25) mais uma aula do Projeto Magis Vida. As atividades são voltadas para 30 adolescentes do Apoio Pedagógico e acontecem sempre às terças e quintas-feiras no Liceu, das 13h às 16h.
Com o tema “relacionamento familiar”, os usuários receberam visitas de familiares de alguns deles, quando tiveram a oportunidade de fazerem uma atividade bem diferente.  A psicóloga formada na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Ananda Kenney, deu a missão para eles construirem algo com argila que representasse a família de cada um. No final do dia, foi com uma grande alegria que em uma grande roda falaram da experiência fantástica que tiveram.
Essa ação tem o intuito de fortalecer os vínculos familiares dos beneficiários para que possam atuar como agentes transformadores e executores de ações vinculadas à prevenção ao uso das drogas e diversas instâncias parceiras: famílias, escolas públicas, comunidade e outras instituições que trabalham com crianças e adolescentes, além de auxiliar os beneficiários de forma que eles possam apresentar e divulgar uma campanha educativa em escolas da rede pública de ensino, guiada pelos princípios de prevenção ao uso das drogas no sentido de fortalecer a apropriação de informações e ampliação de conhecimentos referentes aos temas propostos no projeto.






Fé e Alegria realizou mais uma formação com os estagiários

Por Tifanny Valente
A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya) realizou, quarta-feira (26), o encontro do mês de setembro de formação com os estagiários.  A reunião aconteceu na sala 505 do bloco B da Universidade Católica de Pernambuco, das 14h às 18h.
No primeiro momento, a pedagoga Geize Araújo fez umas perguntas para os estagiários/funcionários sobre cada projeto que o Fya está desenvolvendo para interagir um com o outro e informar a todos como anda cada trabalho da Fundação.  Em seguida, todos explicaram sobre sua ação e como está sendo colocada em prática.
Logo após, o professor de Filosofia e de Humanismo e Cidadania, Ednaldo Menezes, para trabalhar com o grupo sobre ética no local de trabalho, entregou a todos uma ficha de leitura. Junto com eles, leu e debateu sobre o tema. Os tópicos apresentados na tarde foram “assumir a culpa”, “desaparecimento de material do local de trabalho”, “ligações telefônicas pessoais”, “ética nas ligações telefônicas”, “uso do computador para fins pessoais”, “jogos de computador” e “papel de parede no computador”.  Depois de debater sobre cada assunto, Ednaldo passou o vídeo “Entrevista com o estagiário”, do humorista Murilo Gun. “Esse vídeo nos ensina o que não devemos fazer enquanto estagiário”, explicou o professor, antes de todos saírem para um intervalo.
No segundo momento, as pedagogas Geize Araújo, Fernanda Sougey, Alice Claudina e Marianna Accioly fizeram uma atividade com os estagiários/funcionários para a formação pedagógica, com o tema: Planejamento. Dividiram todos em equipes. Cada grupo teve que montar uma viagem para os locais já direcionados pelas pedagogas e cada equipe ficou responsável por uma ação do Fya. Depois de projetar, cada grupo apresentou sua proposta e discutiu sobre as impressões. A ideia foi mostrar a todos a importância de fazer um planejamento para tudo.

26 de setembro de 2012

Fé e Alegria leva alunos do Projeto Horizonte para aula no Espaço Ciência

Por Tifanny Valente

O Projeto Horizonte, da Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya) em parceira com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), realizou uma aula diferente com os alunos, em uma visita ao Espaço Ciência na quinta-feira (20).  Participaram do passeio 40 estudantes, acompanhados de seus pais ou responsáveis.
Todos gostaram muito e disseram que foi bastante organizado. “Graças a Deus deu tudo certo. A tensão é grande por queremos que tudo saia na mais perfeita condição para eles, e assim foi. Eu me sinto feliz com a sensação de dever cumprido”, frisou a coordenadora responsável pelo projeto, Fernanda Sougey.
O objetivo da atividade foi  desenvolver o universo cultural e social dos alunos permitindo  refletir e observar sobre os aspectos vistos nas atividades relacionadas ao meio ambiente, e, dessa forma, aumentar o seu domínio sobre o tema trabalhado. No Espaço Ciência, fizeram um passeio pela trilha ecológica observando a diferença de mangue e manguezal e a sua importância para o ecossistema. Encontraram também o painel de pinturas representando alguns animais que podemos encontrar no manguezal e os cuidados que devem ter sobre o lixo que produzimos em casa.

20 de setembro de 2012

Fé e Alegria realiza oficina de química

Por Tifanny Valente



 A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE) e o Liceu de Artes e Ofícios, realizou quarta-feira (19) uma oficina de química com a professora Andressa Cavalcanti  para os alunos do Apoio Pedagógico.
A professora iniciou as atividades exibindo um vídeo para os alunos que explicava sobre o porquê de estudar química, onde mostrou que a química está presente em inúmeras atividades como, por exemplo, na medicina, agricultura e na casa de cada um. Em seguida, Andressa explicou o que é matéria, corpo e objeto. “A química é a ciência que estuda a estrutura das substâncias, a composição e as propriedades das diferentes matérias, suas transformações e variações de energia”, falou a professora Andressa.
Para começar a fazer as experiências químicas do dia, Andressa explicou o que são misturas homogêneas e heterogêneas. Logo após, fez uma experiência com a mistura heterogênea, com água e óleo, podendo então ser observado que as substâncias não se misturam, formando assim duas fases.
Em seguida, comentou a parte da química nos alimentos, exemplificando o amido, que é um polissacarídeo sintetizado pelos vegetais, para ser utilizado como reserva energética. Finalizou com uma experiência muito divertida com o amido e água, com um líquido que quer ser sólido.














Magis Vida promove debate sobre crack e cocaína


Por Júlio Cirne

A tarde da última quinta-feira (13) foi marcada por um intenso e proveitoso debate no projeto Magis Vida da Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya). Os alunos falaram a respeito do uso de drogas como o crack e cocaína que estavam no enfoque do dia.

A conversa, mediada pela psicóloga formada na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Ananda Kenney, orientadora de um dos módulos do projeto, tinha como objetivo principal a conscientização dos adolescentes envolvidos no projeto a respeito destas duas drogas, as mais perigosas em se tratando do potencial de dependência. “Promover esta conversa é fundamental para que os jovens saibam as implicações que o uso destas substâncias causa ao organismo”, disse Ananda.

            No primeiro momento das atividades do dia, os alunos receberam um exercício onde puderam testar os seus conhecimentos sobre drogas, tais como: as formas de consumo da cocaína, os fatores que levam uma pessoa a buscar o prazer proporcionado por esta droga, os danos que o crack causa à saúde do ser humano, quais são os órgãos e as funções do corpo que são mais afetados pelo uso contínuo destas substâncias, etc. O objetivo da atividade era trabalhar a integração entre a memória e o corpo, como salientou a psicóloga.

            Durante a aula, todos compartilharam experiências e histórias vivenciadas por familiares, amigos e conhecidos. O momento também foi propício para tirar dúvidas e esclarecer algumas questões que envolvem o uso e/ou a dependência da cocaína. Ananda explicou, por exemplo, que a cocaína é uma droga estimulante e que, por isso, um dependente pode passar dias inteiros sem dormir. “Conheço uma pessoa que faz uso dela (da cocaína) e que me relatou ter ficado por quatro dias ininterruptos sem dormir”, falou a psicóloga.

            Com o debate promovido, a maioria das dúvidas foi esclarecida, os jovens do projeto encerraram as atividades do dia fazendo uma espécie de painel usando a técnica da colagem de imagens e recortes em cartolina para expressar o que estavam sentindo no momento. Por fim, todos se confraternizaram no já tradicional “futebol pós-atividades” das quintas-feiras esperando ansiosos pelo próximo encontro. 

Projeto Magis Vida do Fé e Alegria realiza gincana

Por Tifanny Valente
A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE) e o Liceu de Artes e Ofícios, promoveu terça-feira (18) mais uma atividade do Projeto Magis Vida. As atividades são voltadas para 30 adolescentes do Apoio Pedagógico e acontecem sempre às terças e quintas-feiras no Liceu, das 13h às 16h.
Dessa vez, os jovens participaram de uma gincana organizada pela psicóloga formada na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Ananda Kenney. Para começar a brincadeira formaram três equipes de 10 pessoas, e escolheram o nome que indicavam cada grupo.  Em uma tabela numerada de um a 22, cada equipe escolheu um número que indicava uma pergunta sobre drogas (como o cigarro, a maconha, a cocaína, o crack e o álcool).  Cada resposta valia pontos entre cinco e 10, de acordo com o nível da pergunta.  Os vencedores foram Gabriela Maia, Jackson Henrique, José Philipe Soares, Maria Carolina Monteiro e Vitória Virginia. Todos os adolescentes que participaram da gincana ganharam um saco cheio de guloseimas.
Essa ação tem o intuito de fortalecer os vínculos familiares dos beneficiários para que possam atuar como agentes transformadores e executores de ações vinculadas à prevenção ao uso das drogas e diversas instâncias parceiras: famílias, escolas públicas, comunidade e outras instituições que trabalham com crianças e adolescentes, além de auxiliar os beneficiários de forma que eles possam apresentar e divulgar uma campanha educativa em escolas da rede pública de ensino, guiada pelos princípios de prevenção ao uso das drogas no sentido de fortalecer a apropriação de informações e ampliação de conhecimentos referentes aos temas propostos no projeto.







19 de setembro de 2012

Fé e Alegria realizará reunião com os pais dos alunos do Apoio Pedagógico

Por Tifanny Valente

O Apoio Pedagógico promovido pela Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya) irá realizar uma nova reunião com os pais, nesta sexta-feira (14), das 14h30 às 16h, na sala 505 do 5º andar do bloco B da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). A psicóloga Rosália Albuquerque trará como tema de discussão da reunião a medida socioeducativa.
O Apoio Pedagógico do Fya tem uma parceria com a Unicap e beneficia alunos da rede pública de ensino da 6ª a 9ª série, realizando atividades educativas, como reforço escolar com aulas de matemática, língua portuguesa e humanismo e cidadania, grupos com orientação profissional, grupos de convivência, olimpíadas de matemática, gincana de números e letras, entre outras práticas pedagógicas.

Fé e Alegria realiza aulão de Ciências da Natureza

Por Tifanny Valente
No último sábado (15), a Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), realizou o aulão de Ciências da Natureza, no auditório G2 da Católica, às 8h, para os alunos do Gapa (Grupo de Apoio Pré-Acadêmico tradicional) e também para o público externo.
O professor de química Liderlanio Araújo começou falando da tabela periódica, que é dividida em famílias ou em grupos. Explicou sobre distribuição eletrônica, número atômico, número de massa, isótonos, isóbaros, isótopos e alótropos, os estados da matéria (sólido, líquido e gasoso), falando o que é e quando acontece a fusão, vaporização,  condensação/liquidificação, solidificação, sublimação e calefação.  Finalizou falando da Lei de Henry, que defende a solublimação,  e fez exercícios e experimentos químicos com os alunos.
Logo após, a professora de biologia Renata Carolina explicou para todos os alunos presentes um pouco de genética. Iniciou conceituando Gene (segmento de DNA; manifestação de um caráter hereditário), cromossomo (filamento completo de DNA, contendo Genes) e Loco ou Locus (espaço físico ocupado pelo Gene no cromossomo). Deu um exemplo de um cariótipo humano (que contém 23 pares), falou sobre Alelos/Genes Alelos, Homozigoto puro, Heterozigoto hibrido, Alelo Dominante e Recessivo e sobre Genótipo (conjunto de Genes de um indivíduo). Falou de Gregor Johann Mendel, considerado “o pai da genética”, explicando a 1ª Lei de Mendel, resolveu algumas questões sobre o assunto e depois todos tiveram uma pausa para um lanche organizado pela Fya.
Ao retornar às atividades, alguns alunos da “T6” cantaram o “Funk da função química”, animando toda a plateia. A professora de química Andressa Cavalcanti falou sobre o que é lixo orgânico, as consequências que ele causa se não for tratado e o que fazer com esse lixo.  Explicou também sobre gás metano, apresentando aspectos negativos do metano, e fez alguns exercícios com os estudantes.
Para finalizar a manhã, a professora de biologia Camilla Fernandes falou sobre resíduos sólidos, citou tipos de lixo (hospitalar, domiciliar, agrícola, tóxico e reciclado), diferenciou a coleta seletiva de reciclagem, resíduo sólido de lixo orgânico, e aterro sanitário de lixão.  Exibiu dois vídeos sobre meio ambiente e terminou com a frase: “O meio ambiente é o reflexo de suas ações”.
Em seguida, foram sorteados para os alunos que estavam na plateia camisas do Fya e o livro do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, camisas do Fya e chocolates em recipientes feitos de garrafas recicláveis. Os ganhadores foram: Sergio Luiz da Silva Jr., Rafaele Gonçalves, Hugo Leonardo Lima, Ana Claudia Lemos, Rafaely Paulino, Tamiris Campos, Rayanne, Ilana Amaral de Barros, Letícia Lima Lemos, Wadyasmym Vasconcelos, Roberta Oliveira, Joanne Helena Marinho, Ana Claudia Farias, Vanessa Cordeiro, Jéssica Malena, Weildy, Priscila Leial da Silva e Aline Marcela.

















15 de setembro de 2012

Fé e Alegria realizará aula temática com o professor Newton Cabral

Por Tifanny Valente

No dia 29 de setembro, às 7h30, a  Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), realizará a aula temática: “Brasil Nunca Mais: Ditadura Militar”, com o professor do curso de História da Unicap, Newton Cabral. O evento será realizado no auditório G2 da Católica.
Os interessados em fazer a inscrição devem ir à Coordenação do Fya, na sala 506 do bloco B da Unicap com um 1kg de alimento não-perecível. Mais informações pelo fone 2119-4448.

Fé e Alegria realiza mais uma atividade do Projeto Magis Vida

Por Tifanny Valente

A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE) e o Liceu de Artes e Ofícios, teve terça-feira (11) mais uma aula do Projeto Magis Vida. As atividades são voltadas para 30 adolescentes do Apoio Pedagógico e acontecem sempre às terças e quintas-feiras no Liceu, das 13h às 16h.
Ao iniciar as atividades do dia, a psicóloga formada na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Ananda Kenney, falou que irá realizar uma gincana sobre drogas, com os assuntos dados em sala de aula. Os vencedores ganharão brindes. Ananda também pediu para que no dia 25 cada um trouxesse alguém da família para um dia no projeto.
Em seguida, a psicóloga Ananda distribuiu 12 folhas onde seis pessoas ficaram com perguntas e outras seis com as respostas, e tiveram que encontrar quem ficou com a resposta certa para cada pergunta. O grupo que não pegou esses papéis recebeu outros com informações, e tiveram que montar um quadro sobre maconha com os dados que eles tinham em mãos.
Depois do intervalo, as duplas leram as perguntas e suas devidas respostas. Todos os presentes aproveitaram o momento para discutirem sobre o álcool e o cigarro, os fatores que podem causar a dependência e quais são as consequências. Ananda explicou sobre os tipos de usuários do álcool (recreativo, dependente e habitual), também citou os percentuais  alcoólicos e os seus tipos.
Essa ação tem o intuito de fortalecer os vínculos familiares dos beneficiários para que possam atuar como agentes transformadores e executores de ações vinculadas à prevenção ao uso das drogas e diversas instâncias parceiras: famílias, escolas públicas, comunidade e outras instituições que trabalham com crianças e adolescentes, além de auxiliar os beneficiários de forma que eles possam apresentar e divulgar uma campanha educativa em escolas da rede pública de ensino, guiada pelos princípios de prevenção ao uso das drogas no sentido de fortalecer a apropriação de informações e ampliação de conhecimentos referentes aos temas propostos no projeto.

10 de setembro de 2012

Fé e Alegria realiza primeira atividade do mês de setembro do Magis Vida

Por Tifanny Valente
Nessa terça-feira (04), a Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com  o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE)  e o Liceu de Artes e Ofícios, teve a primeira aula do mês de setembro do Projeto Magis Vida. As atividades são voltadas para 30 adolescentes do Apoio Pedagógico e acontecem sempre às terças e quintas-feiras no Liceu, das 13h às 16h.
A psicóloga formada na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Ananda Kenney, iniciou falando de uma atividade que ela fará com os usuários durante todo mês de setembro, onde terão uma caixa da amizade (como uma de correio), e em todas as terças e quintas-feiras, cada um deixará um recado ou um agrado para o seu amigo oculto, depois de um sorteio feito com o nome de todos que fazem parte do projeto. “A idéia é que a cada semana a gente vá demonstrando carinho pela pessoa que a gente tirou. O mais legal é que se você tirar alguém que você não gosta, você terá uma oportunidade de exercitar o perdão e de conviver em grupo”, explicou Ananda.
Em seguida, o aluno Micaio Andrade (14) leu um texto que ele mesmo escreveu, sobre alcoolismo, e debateu com a turma sobre o tema depois, onde além de todos participarem, também aproveitaram para contar histórias reais. Logo após tiveram um intervalo de 15 minutos.
Ao retornar as atividades, os alunos Marcelo Vieira (15), Ademilton Nunes (17) e Clecio Faustino (16) apresentaram uma peça de teatro abordando o tema da violência e drogas. O estudante Marcelo Viera também apresentou outra peça, um monólogo, sobre superação.  Logo após os usuários receberam a camisa do projeto e foi feito o sorteio do amigo oculto.
Essa ação tem o intuito de fortalecer os vínculos familiares dos beneficiários para que possam atuar como agentes transformadores e executores de ações vinculadas à prevenção ao uso das drogas e diversas instâncias parceiras: famílias, escolas públicas, comunidade e outras instituições que trabalham com crianças e adolescentes, além de auxiliar os beneficiários de forma que eles possam apresentar e divulgar uma campanha educativa em escolas da rede pública de ensino, guiada pelos princípios de prevenção ao uso das drogas no sentido de fortalecer a apropriação de informações e ampliação de conhecimentos referentes aos temas propostos no projeto.








3 de setembro de 2012

Fé e Alegria dá início ao seu novo projeto

Por Tifanny Valente

A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com   o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE)  e o Liceu de Artes e Ofícios, deu início ao Projeto Magis Vida, no dia 2 de agosto. As atividades são voltadas para os adolescentes do Apoio Pedagógico e acontecem sempre às terças e quintas-feiras no Liceu, das 13h às 16h.
“Os nossos objetivos estão centrados na promoção social dos beneficiários que estão em condição de vulnerabilidade social, a partir da prevenção do uso de drogas na perspectiva de fortalecer os valores da família, visando o usufruto de direitos e melhoria de sua qualidade de vida com o desenvolvimento de ações socioeducativas”, contou o coordenador da ação, Regenilson Vera. “Procuraremos fornecer subsídios acerca do consumo indevido de drogas e sua interface com a temática família, sociedade e juventude, focalizando a prevenção numa perspectiva de valorização da vida; proporcionar espaços de discussão e reflexão sobre as temáticas para a produção e edição de materiais para a campanha educativa a fim de desenvolver competências que possibilitem identificar os recursos comunitários para criação, articulação e o fortalecimento da rede de apoio local integrada”, explicou.
O projeto terá dinâmicas, vídeos e debates nas terças-feiras com a psicóloga formada na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Ananda Kenney, e nas quintas-feiras, além das atividades com a psicóloga, os adolescentes vão ter aulas de libra com Regenilson Veras e, depois, jogam futebol. Essa ação tem o intuito de fortalecer os vínculos familiares dos beneficiários para que possam atuar como agentes transformadores e executores de ações vinculadas à prevenção ao uso das drogas e diversas instâncias parceiras: famílias, escolas públicas, comunidade e outras instituições que trabalham com crianças e adolescentes, além de auxiliar os beneficiários de forma que eles possam apresentar e divulgar uma campanha educativa em escolas da rede pública de ensino, guiada pelos princípios de prevenção ao uso das drogas no sentido de fortalecer a apropriação de informações e ampliação de conhecimentos referentes aos temas propostos no projeto.