27 de março de 2012

Humanismo e Cidadania no GAPA 2012


Por Aldonez Pereira

Nesta semana iniciamos as intervenções da ação Humanismo & Cidadania com os usuários do GAPA 212. Nossa proposta de primeiro contato foi a de fazê-los apresentar o entendimento do que é Humanismo & Cidadania em cartolinas, para, em seguida, partilhar em grupo suas conclusões e entendimentos. Várias definições sugiram que contemplaram de forma geral o significado do que é Humanismo e do que é Cidadania. Abaixo, seguem as fotos retiradas na tarde de hoje (27/03) com a T4.


Os usuários discutem e preparam sua apresentação.


A criatividade em trabalhar conceitos surgia de forma natural.



Os professores ajudaram na formatação dos conteúdos pensados e partilhados pelo grupo.


As dúvidas, os medos, a incerteza em mostrar o que foi trabalhado e discutido eram, aos poucos, deixadas para trás, e os usuários ganharam mais confiança nos seus processos criativos.


Aos poucos, os grupos ganharam confiança e interagiam entre si de forma lúdica e criativa.


Para surpresa de muitos, houve um grupo que dramatizou os conceitos de Cidadania, Humanismo, dever, ética, dentre outros.

Finalizamos apresentando os  temas norteadores da ação H&C, além de apresentarmos o blog, mais uma ferramenta a serviço da formação ética-profissional de todos os envolvidos na própria Fundação Fé e Alegria.

26 de março de 2012

Alunos do Fé e Alegria visitam o Museu de Arqueologia da Unicap

Por Tifanny Valente
Revisado por Aldonez Pereira
Aproveitando suas aulas sobre a Pré-história, o professor Pedro Castellan, da Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), levou os alunos do GAPA Tradicional (Grupo de Apoio Pré-Acadêmico Tradicional), para uma visita ao Museu de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
Os estudantes assistiram a uma aula sobre a evolução do homem com os alunos dos cursos de Ciências Biológicas e de História da Unicap, que falaram sobre o significado e características da evolução (mudanças fisiológicas, anatômicas e comportamentais), mencionando o aumento da capacidade craniana e do número e profundidade das circunvoluções do cérebro humano, alterações da área frontal do crânio que foi ampliada e, com isso, provocou uma mudança no rosto, a postura vertical que só foi possível por uma curva lombar na coluna vertical e o surgimento do queixo no homo sapiens moderno, com a função de contraforte já que o maxilar humano é submetido a grandes tensões e as alterações da arcada dentária.

Sobre a origem do gênero Homo, falaram do Plioceno (5 a 1,9 milhões de anos atrás) – Ardipithecus ramidus (Ardi), Australopithecus (Lucy)  Australopithecus Africanus e Australopithecus sediba – e do Pleistoceno (1,8 milhões de anos a 11.500) – Homo Abilis, Homo Rudolfensis, Homo Erectus, Homo Sapiens Neanderthalensis, Homo Sapiens Sapiens. Depois, os alunos acompanharam as explicações no museu. Castellan passou uma atividade complementar (relatório) para os alunos sobre o que aprenderam no passeio.



15 de março de 2012

Fé a Alegria realizou aula inaugural do apoio pedagógico


Por Tifanny Valente

O apoio pedagógico, promovido pela Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), em parceira com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), realizou segunda-feira (12), às 14h, a aula inaugural no auditório G1.
O apoio pedagógico do Fya beneficia alunos da rede pública de ensino da 6ª a 9ª série, realizando atividades educativas, como reforço escolar com aulas de matemática, língua portuguesa, grupos com orientação profissional, grupos de convivência, olimpíadas de matemática, gincana de números e letras, entre outras práticas pedagógicas.
A pedagoga de projeto, Alice Claudina, iniciou falando sobre o projeto Amigos do Saber. Explicou que neste ano os usuários terão aulas de matemática e português nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, e oficinas culturais nas terças-feiras e quintas-feiras no Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios. Alice falou um pouco sobre como será a rotina: os alunos terão almoço às 12h30 e as aulas serão das 13h10 às 16h. Em seguida, todos assistiram a um vídeo sobre a história do Fya.
A assistente social, Catarina Santana, orientou sobre a documentação necessária, o processo de inscrição, o que é preciso para fazer a matrícula e sobre o termo de compromisso. Alice Claudina fez a apresentação dos funcionários e professores do projeto. Logo após, a psicóloga Rosália Albuquerque falou sobre a orientação profissional e a coordenadora pedagógica, Graziela Almeida, se apresentou. “Aqui é um espaço para que vocês se sintam bem”, falou Graziela.
Para finalizar, Alice Claudina esclareceu as dúvidas dos alunos e dos responsáveis, falou sobre as aulas temáticas, aulas passeios, o fardamento e as reuniões com os pais que acontecem uma vez por mês.

5 de março de 2012

Fé e Alegria realizou oficina do Jovem Aprendiz

Por Tifanny Valente
O programa Jovem Aprendiz 2012, oferecido pela Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya) em parceria com a Aneas (Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social) e a Unicap (Universidade Católica de Pernambuco), realizou sexta-feira (2) a primeira oficina do ano, às 9h, na sala 505 no bloco B da Católica.
A psicóloga Rosália Albuquerque pediu para que todos ficassem de pé, acendessem um fósforo e se apresentassem enquanto estivesse aceso. Depois associaram o momento com a seleção e a entrevista de emprego, onde foram citadas palavras como ansiedade, ser objetivo, nervosismo, oportunidade e controle. “Na entrevista de emprego é o entrevistador que delimita o tempo, ele é o palito de fósforo. O mais importante não é o tempo da entrevista, é ser objetivo e claro”, explicou Rosália.
Em seguida, dois voluntários simularam junto à Rosália uma entrevista de emprego. Logo após avaliar os dois candidatos da simulação, a psicóloga orientou sobre como deve se vestir, se maquiar, se comportar e qual é a melhor postura para uma situação dessas.
Depois todos formaram um círculo, onde cada um pegou um pedaço do mesmo cordão até juntar as duas pontas com um nó. Soltaram a mão esquerda e foram pegar a parte do cordão da pessoa que estava na frente deles. Com isso foi formada uma teia,  comparada pela psicóloga Rosália Albuquerque com as relações que vão se construindo no ambiente de trabalho. Todos receberam uma tesoura para cortar o cordão que estava na direita de cada um. No final, todos ficaram com um pedaço do cordão em mãos. Rosália explicou que tanto como na atividade, como na vida, ninguém preciso passar por cima de ninguém e cortando o outro para conseguir um espaço.  O cordão representou o que ficou. “Ninguém vai sair vazio, sempre fica alguma coisa”, falou. Para terminar a oficina, todos assistiram a um vídeo da música “é” de Gonzaguinha e refletiram sobre ela.

Fé e Alegria realiza palestra inaugural do Jovem Aprendiz

Por Tifanny Valente
Na quinta-feira (1º), o programa Jovem Aprendiz 2012, oferecido pela Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya) em parceria com a Aneas (Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social) e a Unicap (Universidade Católica de Pernambuco), realizou uma palestra inaugural, às 14h, no auditório G1 da Católica.
A abertura ficou por conta da assessora do projeto, Marianna Accioly, e da pedagoga Geize Araújo, que falaram um pouco sobre o que é a Fundação, que atende 650 alunos procedentes da Rede Estatal de Educação, a partir de atividades sociais, culturais e educacionais. Em seguida, Geize explicou sobre o Jovem Aprendiz, que é necessário ter entre 18 e 23 anos de idade, que não tenha registro no CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social). Os jovens são contratados pelas empresas no formato da Lei de aprendizagem, por 12 meses com carga horária de 20 horas semanais (sendo 12 horas de prática e 8 horas de formação teórica). Geize também mencionou a Constituição de 1988, a Consolidação das Leis do Trabalho, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) aprovado pela Lei nº 8.069, de 13 de Julho de 1990, e o Manual de Aprendizagem.
“A Fundação Fé e Alegria, como instituição formadora, desenvolve atividades que vão além da formação técnico-profissional, uma vez que atuamos na perspectiva da implementação de uma educação integral de qualidade”, destacou a pedagoga Geize Araújo. “Visamos o pleno desenvolvimento de todas as capacidades, o resgate do viver com dignidade na construção de uma sociedade mais justa e solidaria”, acrescentou.  O Jovem Aprendiz tem como objetivo oferecer curso de profissionalização tendo como habilidade específica Técnicas Administrativas em Serviço de Saúde e fortalecer a cultura do protagonismo juvenil.
O programa tem como meta treinar e encaminhar 80 jovens para as entrevistas nas empresas, oferecer atividades de formação e acompanhamento profissional para 50 jovens, realizar no mínimo 90% das atividades previstas para o projeto, buscar um grau de evasão igual ou inferior a 15% e empregar 15% da turma.
Esses jovens aprenderão sobre redação comercial e oficial, introdução à administração, técnicas de recepção, ética na organização, conceito básico de saúde, técnicas de protocolo e técnicas de arquivo. Farão visitas a espaços culturais e de lazer e terão aulas de língua portuguesa, matemática, informática, competências para o saber conviver e humanismo e cidadania.
A assessora do projeto, Marianna Accioly, falou sobre o que é o contrato de aprendizagem, que é a formação técnico-profissional, sendo um curso no setor administrativo na área de saúde com remuneração mensal e termo inicial e final do contrato do dia 2 de abril de 2012 a 29 de março de 2013.  Reforçou quem pode fazer parte do aprendiz e explicou o processo seletivo.
Nesta sexta-feira (2) e na próxima segunda-feira (5), os jovens terão oficinas de ambientação com a psicóloga Rosália Albuquerque das 8h30 às 12h20. De 5 a 9 de março,  terão as entrevistas nas empresas e a divulgação dos resultados sairá no dia 16.  De 19 a 21 de março será o dia da entrega da documentação e de mais uma entrevista com a psicóloga Rosália Albuquerque e com a assistente social Catarina Santana.  No dia 2 de abril será o início das atividades teóricas, das 8h às 12h, e no mês de junho começarão as atividades nas empresas.

1 de março de 2012

Fé e Alegria realizou a última formação dos estagiários do mês



A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (FyA) realizou, segunda-feira (27), o último encontro de formação com os estagiários do mês. A reunião aconteceu na sala 505 do bloco B da Universidade Católica de Pernambuco, das 14h às 18h.
O coordenador geral do Fya PE, Glauco Filho, relembrou o que foi dito nas formações anteriores. A palavra do dia foi motivação. Falou que a essência é o que vai mover, motivar e impulsionar o indivíduo. “Cada um de nós tem o poder da mudança”, disse. Falou sobre o impulso, o biológico, a fome/sede/sono, recompensa e punição. Contou que o objetivo do Fya é monitorar – que é diferente de avaliar, fiscalizar e punir. “Nós damos as ferramentas e orientações necessárias que os usuários, funcionários e estagiários precisam”, falou.
Outros pontos levantados pelo coordenador foram a excelência, o propósito, a educação popular – onde disse que cada um é responsável pelo aprendizado do outro -, o interesse pelo conhecimento e a importância de investir o tempo em produção de conteúdos que ajudem os usuários.
A coordenadora pedagógica, Graziela Almeida, pediu para formarem um círculo para fazerem a avaliação do mês. Discutiram como estão os usuários, a frequência deles e participação. Depois do monitoramento das atividades, tiveram uma pausa para o lanche. Ao retornar, a pedagoga do projeto, Geize Araújo, apresentou o calendário do semestre e explicou-o.