30 de maio de 2012

Coordenadora pedagógica do Fé e Alegria participa do Católica In

Por Tifanny Valente
O último dia do Católica In (25) deu a oportunidade para os estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas conhecerem um pouco mais sobre o curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na sala 311 do bloco G.
A professora da Unicap e coordenadora pedagógica da Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), Graziela Almeida, apresentou aos alunos as funções da pedagogia, como gestor de sistema de ensino, de escolas, de projetos sociais, da sala de aula, coordenador pedagógico e professor-pesquisador. Também contou que um pedagogo pode trabalhar em empresas, indústrias, Suape, universidades/faculdades, hospitais, sistema penitenciário, educação infantil e fundamental (escolas), fundações, educação inclusiva e educação de jovens e adultos.
Em seguida, Graziela falou um pouco sobre alguns teóricos da pedagogia como o pernambucano Paulo Freire, que “é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica”. Outros citados foram Darcy Ribeiro (sonho de oferecer educação integral e escola em tempo integral), Anísio Teixeira (teve destaque no Manifesto dos pioneiros da Educação Nova: Defesa do ensino público, gratuito. Laico e obrigatório – 1932), Maria Montessori (com o movimento da nova educação), Jean Piaget (impulsionou a teoria cognitiva) e Lev S. Vygotsky (interações sociais e condições de vida, fundador da escola soviética de psicologia histórico-cultural).
Após conhecer um pouco sobre os principais teóricos, os estudantes participaram do “jogo do mapa do conhecimento pedagógico”, onde tiveram que responder sobre tudo o que foi explicado pela professora Graziela Almeida. Depois, teve um sorteio de uns “mapinhas do conhecimento” sobre o curso. A aluna de Pedagogia da Unicap Ísis Ceza falou que o clima e os profissionais da Católica são muito bons. Clarice Mendonça, também aluna da Universidade, falou mais sobre a sua escolha: “É um curso gostoso de fazer. Eu amo de paixão a pedagogia”.
A coordenadora do curso de Pedagogia da Católica, Elba Leicht, explicou como é a grade do curso na Unicap, e o que cada disciplina aborda.
Os alunos do curso de Matemática da Católica e estagiários do Fya, Sidney Farias e Rodolfo Sabino, falaram da dificuldade que os pedagogos encontram na área de cálculos, que é obrigatório ensinar nas salas de aulas das escolas até o 5ª ano, e da importância da relação dos dois cursos. “Tem gente que escolhe pedagogia e diz que odeia matemática, mas tem que aprender essa disciplina também porque vai ter que ensinar”, reforçou Sidney.

21 de maio de 2012

Alunos do Fé e Alegria promovem jogo de futebol

Por Tifanny Valente
Na sexta feira (4), das 14h às 17h, os alunos do Jovem Aprendiz da Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (FyA) organizaram um jogo de futebol contra os do Gapa das turmas da manhã. A iniciativa partiu dos próprios jovens que procuraram a coordenação do FyA para saber da possibilidade de reservar a quadra da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
Os estudantes Moabe Alexandre e Jailton Rufino, uns dos organizadores do jogo, contaram que a experiência foi muito boa, pois passaram a conhecer os alunos do Gapa e começaram uma amizade com eles. “A turma é bem legal, foi tranquilo mesmo”, falou Moabe. A brincadeira teve participação também das meninas de ambas as turmas que ficaram assistindo e torcendo na arquibancada.
Com o resultado positivo, Moabe Alexandre disse que vai propor para o Fya e a Unicap a liberação da quadra nas sextas-feiras das 14h às 17h. A ideia é fazer um pequeno torneio de futebol entre as turmas.
Compartilhe!

Fé e Alegria realizou aula temática nesta sexta-feira

Por Tifanny Valente
A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), realizou na manhã desta sexta-feira (18) uma aula temática sobre Romantismo, na sala 410 do boco B da Unicap, para os alunos do Gapa (Grupo de Apoio Pré-Acadêmico) Tradicional e do Seriado e para os estudantes do Liceu de Artes e Ofícios que foram convidados.
A professora Suellen Rafaella iniciou explicando que o romantismo se divide em três fazes: a poesia, a prosa e o teatro. Na aula do dia, a professora começou articulando sobre o romantismo poético. Falou que tem como característica o Nacionalismo, Subjetivismo, Indianismo, Idealização, Pessimismo, Escapismo, Social e Sensualismo.
A poesia é dividida em três gerações. A primeira aborda o nacionalismo, o indianismo e o sentimentalismo, tendo como destaques Gonçalves Dias e Gonçalves Magalhães. Suellen apresentou como exemplos “I Juca Pirama”, “Canção do Exílio”, “Ainda uma vez adeus!”.
A segunda traz como características o egocentrismo, o pessimismo, o satanismo e a atração pela morte, tendo como principais representantes Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu. A professora falou um pouco sobre Lord Byron citando algumas de suas frases como: “A morte, assim chamada, é algo que faz os homens lamentarem: e ainda assim um terço da vida é passado no sono”. Como exemplo de poesia, foi mencionado “Lira dos vinte anos”. A terceira geração desenvolve uma poesia de cunho político e social, e tem com principal representante Castro Alves. Citou a poesia “Boa noite Maria”.
No romantismo teatral, representado por Martins Pena, é encontrado a sátira social, uma comédia de costumes, ambiente urbano e rural e o teatro popular. E na prosa tem como principais características o sentimentalismo, o impasse amoroso, com final feliz ou trágico, a oposição aos valores sociais, peripécia, o flasch-back narrativo, o amor como redenção, a idealização do herói, a idealização da mulher, personagens planas, a evasão e uma linguagem metafórica.
Suellen Rafaella explicou os tipos de romances: Indianista, Regional e Urbano, e os seus principais representantes: Joaquim Manoel de Macedo, José de Alencar, Manoel Antônio Almeida, Visconde de Taunay, Bernardo Guimarães e Franklin Távora. Como obras principais: A Moreninha, O Guarani, Iracema, Senhora, Lucíola, Diva, O gaúcho, Memórias de um sargento do milícias, Inocência, A escrava Isaura e A Cabeleira.

11 de maio de 2012

Para reflexão sobre histórias

Por Tifanny Valente

O professor de história, Rodrigo Mendonça indicou o vídeo reflexivo “Momentos” para os alunos da Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (FyA). O vídeo mostra através de um morador de rua que todo mundo tem uma história.




Professor de história indica vídeo sobre o Neo Colonialismo


Por Tifanny Valente

Para reforçar o assunto dado em sala de aula sobre Neo Colonialismo, o professor de história, Rodrigo Mendonça, recomendou aos alunos da Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (FyA), o vídeo “Animação de Areia” que conta uma história de uma família que sofre durante a 2ª guerra mundial por conseqüência do Neo Colonialismo mostrada através da arte com areia.


9 de maio de 2012

Professor da Fundação Fé e Alegria em Pernambuco tem artigos aprovados em congressos nacionais

Por Tifanny Valente
O professor de química da Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya) Liderlanio Araújo teve dois artigos aprovados em congressos nacionais. O “Reagindo quimicamente para transformar a prática docente” será apresentado no 14º Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, que será realizado de 24 a 26 de maio na Universidade Federal da Fronteira Sul, em Erechim, no Rio Grande do Sul. O evento terá como tema este ano “Educação Popular e Transformação Social”. O “Misturando e reagindo com a química na construção da prática docente” foi aprovado para o SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que acontecerá em São Luís, no Maranhão, de 22 a 27 de julho, com o tema “Ciência, cultura e saberes tradicionais para enfrentar a pobreza”.
O artigo “Reagindo quimicamente para transformar a prática docente” aponta a importância da pedagogia de Freire para a construção da educação especificando o ensino da química. “Uma vez que os estudantes não demonstram interesses pelo ensino da química, buscamos através dos seus legados, juntamente com a experimentação, provocar uma reação transformadora no ensino e na forma na qual se deve trabalhar com essa disciplina”, explicou Liderlanio.
E no “Misturando e reagindo com a química na construção da prática docente”, Liderlanio apresenta a química por meio dos encantos experimentais aos usuários do Apoio Pedagógico (do FyA), já  que esses alunos estão tendo o primeiro  contato com a disciplina de química em suas escolas. “Busco desmistificar e associar as atividades aplicadas com o cotidiano de cada um, uma vez que na maioria das escolas essa forma de trabalhar a química não está sendo desenvolvida”, contou.

8 de maio de 2012

O professor dá dicas para treinar o inglês no dia das mães


Por Tifanny Valente

Para entrar no clima do dia das mães, o professor de inglês, Denilson Santos, recomendou aos alunos da Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (FyA), a música Heart of the house da Alanis Morissette e To Zion da Lauryn Hill. 

Alanis:




Lauryn:


2 de maio de 2012

Inscrições para o Católica In estão abertas


Por Tifanny Valente
O Católica In este ano vai acontecer de 21 a 25 de maio, das 13h30 às 17h30, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). O evento dá oportunidade aos alunos do ensino médio das escolas públicas e privadas de conhecerem todos os laboratórios e cursos da Católica, além de participarem de oficinas e palestras com temas variados relacionados às profissões.
Os interessados em participar podem fazer a inscrição no: http://www.unicap.br/catolicain. Mais informações pelo fone 2119.4016.