28 de junho de 2012

Fé e Alegria exibe “Caramuru: a invenção do Brasil” no Cine Fya

Por Tifanny Valente

A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), realizou segunda-feira (25), no Espaço Cultural da Católica, o primeiro dia do Cine Fya com o tema: “Caramuru: uma visão multidisciplinar”, das 14h às 16h para as turmas T3, T4 e T5. Nos dias 29 de junho e 2 e 4 de julho, o evento acontecerá para as demais salas do Tradicional (Grupo de Apoio Pré-Acadêmico Tradicional).
Após a exibição do longa-metragem “Caramuru: a invenção do Brasil”, os professores de história Anderson Barbosa e Pedro Castellan, de biologia Renata Carolina, de sociologia Aldonez Pereira, de literatura Maria de Lourdes e de língua portuguesa Crislayne Moura iniciaram um debate sobre o filme.

Explicaram que o longa mostra uma visão religiosa, da história das navegações, ambiguidades de algumas palavras, (como manga: fruta, manga: parte da camisa), conotação, denotação, início do renascimento, classicismo, arcadismo, estrangeirismo, monogamia e poligamia, valores, diferentes culturas, como “enquanto o índio se perguntava ‘pra que isso?’ os europeus se perguntavam ‘cadê aquilo?’”, citou Anderson Barbosa.
Os professores também falaram da diferença entre a obra literária e o vídeo e da fábula e o mito. “Na fábula, há sempre uma explicação moral; o mito procura organizar a sociedade e diz como ela deve agir”, diferenciou Aldonez Pereira. Sobre a valorização da identidade, Aldonez e Crislayne leram a carta ao cacique de Seattle. Em seguida, realizaram uma brincadeira com as turmas fazendo perguntas sobre o longa.  Crislayne fez uma interpretação semântica do filme destacando a anáfora, conotação, polossemia, humonimia perfeita, sinominia, antonimia e ambiguidade.

Projeto Grupo Horizonte - Momentos juninos

Por Aldonez Pereira

Confira abaixo os momentos de festa durante os festejos juninos do Grupo Horizonte.

Trabalhando autoestima, autoconceito e autoconfiança

Por Aldonez Pereira

A T3, junto com os professores de Humanismo & Cidadania, trabalharam os conceitos de autoestima, autoconceito e autoconfiança. O resultado pode ser conferido abaixo.


Aula interdisciplinar de História e Filosofia na T3

Por Aldonez Pereira

No dia 19 de junho último os estudantes-usuários da T3 participaram de uma aula interdisciplinar de Filosofia e História, com os professores Pedro Castellan e Aldonez Pereira, respectivamente. Na ocasião, foi utilizado um texto adaptado pelo professor de Filosofia sobre os últimos momentos da vida de Sócrates, ou seja, seu julgamento e condenação a morte por envenenamento, cicuta.
Houve participação de todos, que foram divididos em dois grandes grupos: os narradores-acusadores e os "Sócrates" que participaram defendendo seus pontos de vista. (O resultado da discussão será configurado num vídeo a ser publicado).
Aspectos da filosofia socrática e de seu métodos, aspectos históricos, aspectos políticos e éticos foram discutidos, na ocasião, atingindo, para a satisfação de todos, uma oportunidade ímpar de aprofundamento da cultura grega.
Para a alegria e conhecimento geral, o usuário-estudante, Carlos Augusto compôs a letra, a melodia e ainda presenteou a todos cantando...




Valeu T3!!! Muitas aulas interdisciplinares virão!!!

26 de junho de 2012

Fé e Alegria realizará aulão de Humanas

Por Tifanny Valente
A  Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), realizará um aulão de Ciências Humanas, com o tema “ABC de Humanas”  no dia 14 de julho, às 8h, no auditório G2 da Católica.
O evento terá a participação dos professores de história Anderson Barbosa, Pedro Castellan, Rodrigo Mendonça; de filosofia e sociologia Aldonez Pereira, Ednaldo Menezes, Vivian Oliveira, e o professor de geograia José Alves. Os interessados em participar deverão se inscrever na Fundação, que fica na sala 506 no 5º andar do bloco B da Unicap. Será preciso levar um quilo de alimento não-perecível e o RG. Vagas limitadas. Outras informações no telefone: 2119-4448.

Projeto Horizonte realiza festa junina

Por Tifanny Valente
O Projeto Horizonte, da Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya) e em parceira com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), entrou de vez no clima junino e realizou quinta-feira (21), às 16h, sua festa de São João.

Junto com os professores e  funcionários do Fya, os alunos e seus familiares participaram da festa, ao som do forró que animou a todos que brincaram, dançaram e formaram uma quadrilha junina. O evento também teve comidas típicas, como bolo de milho e mandioca, canjica, pamonha, milho cozido e refrigerante.
O Projeto Horizonte é um trabalho realizado pelos alunos do curso de Pedagogia e demais licenciaturas e consiste em educar através da informática. Crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizado e portadores de necessidades especiais, destacando-se os que têm Síndrome de Down e os autistas, são atendidos gratuitamente no laboratório do projeto, com o intuito de inclui-los no meio social. A iniciativa usa a tecnologia a serviço da educação.

A produção textual com multimídias, exercícios lúdicos e de reestruturação da linguagem, pesquisas na internet e a alfabetização digital são as atividades desenvolvidas com as crianças dentro do laboratório do Projeto Horizonte.

Além de beneficiar crianças de comunidades carentes e alunos da Universidade, o laboratório do Projeto Horizonte oferece cursos com o propósito de fortalecer o processo de formação de educadores. Neles, professores da rede pública de ensino e alunos dos cursos de magistério – nível médio – aprendem a reconhecer a importância dos aspectos afetivos, sociais e cognitivos implícitos no processo de aprendizagem. Com a prática de formação continuada, eles aprimoram a capacidade de identificar o nível de desenvolvimento dos alunos e planejam adequadamente o uso do computador nas aulas.

Fé a Alegria realizará o Cine Fya




Por Tifanny Valente



Nos dias 25, 26 e 27 de junho, a Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), realizará o Cine Fya com o tema: “Caramuru: uma visão multidiciplinar”, das 14h às 16h,  com debates depois da exibição do longa-metragem.

19 de junho de 2012

Fé e Alegria realizou um aulão de Exatas

Por Tifanny Valente
A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap),  promoveu sábado (16) o aulão de ciências exatas (matemática e física), às 8h, no auditório G2 da Católica.
O professor de física Josué Velozo iniciou o dia exibindo um vídeo de uma parte de uma palestra do escritor Ariano Suassuna em homenagem aos 85 anos que ele estava completando no dia. Logo em seguida, começou explicando sobre o átomo,  mencionou Tales de Mileto, Anaximandro e Anaximenes e explicou sobre Thomson e a descoberta do elétron e modelo do “pudim de passas”; Hantaro Nagaoka e o modelos saturnianos; Ernest Rutherford (que propõe um modelo atômico com movimentos planetários) e Niels Bohr que publicou uma série de três artigos nos quais resolveu os problemas de Rutherford, baseado nas ideias de Einstein e Max Planck.
Josué exibiu mais um vídeo para os estudantes, sobre energia solar, que explicava sobre fotovoltaicas (que basicamente é a emissão de elétrons de um material, geralmente metálico, quando ele é submetido à radiação eletromagnética) . Para resolver umas questões de física da ficha que os professores entregaram aos alunos presentes, citou a frase de Michel Montaigne: “O lucro de nossos estudos é nos tornarmos melhores e mais sábios”.
Em seguida, o professor de matemática Sidney Farias fez uma introdução a probabilidades com o tema “As leis do azar”, fazendo algumas perguntas que apontam possibilidades na vida que remetem à sorte/azar, como: “Será que a sorte existe? Será que se pode prever o futuro? Quem já sonhou algo que depois se realizou? E será que se ganha uma aposta de primeira?” “A matemática está envolvida em todos os cantos do nosso dia a dia”, falou. Logo após, o professor Rodolfo Sabino deu continuidade ao tema resolvendo cinco das oito questões da ficha sobre o assunto e, depois, os alunos tiveram um intervalo de 15 minutos.
Ao retornar às atividades, a professora de física Jéssyca Fernandes falou sobre gravitação universal. Explicou sobre as teorias geocentrista (a ideia da Terra ser o centro do universo), e heliocentrista (o Sol como centro do universo) e as leis de Kepler (Lei das órbitas, das áreas, dos períodos e da gravitação universal). Depois, fez três exercícios sobre o assunto com os alunos.
O professor Sidney Farias voltou com as aulas de matemática falando um pouco sobre os pais da geometria analítica que não eram matemáticos, e o professor Rafael deu prosseguimento explicando cônicas (figuras formadas pela interseção de um cone de revolução e um plano), elipse, hiperbole (e seus elementos: focos, eixos maior e menor, vértice, centro e distância focal), circunferência e parábolas (onde o professor Sidney também refoçou o assunto mencionando Galileu e Newton). O professor Rahmés Stephanus deu uma aula sobre função quadrática e, em seguida, resolveu algumas questões.
Para encerrar o aulão, Sidney Farias explicou sobre interpretação gráfica, fazendo uma leitura do cotidiano, como o eletrocardiograma (gráfico que salva vidas), esportes (análise do jogo), geografia (população), economia (fazer previsões), etc. Por fim, fez com os estudantes alguns exercícios sobre o assunto.

Fé e Alegria estimula os alunos do Apoio Pedagógico a conhecerem mais sobre o modernismo

Por Tifanny Valente
A professora Maria de Lourdes da Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com as professoras Yasmin Bonifácio, Suellen Rafaella e Crislayne Moura, deram um aulão sobre modernismo no dia 28 de maio, no auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco, para os alunos do 9º ano do Apoio Pedagógico do Fya.  Para dar continuidade ao conteúdo apresentado no aulão, sexta-feira (15), Lourdes fez uma atividade com os alunos  das turmas T2 e T3.
O objetivo da professora Maria de Lourdes é observar a visão que os alunos têm com uma das obras de Tarsila do Amaral, através da simbologia das artes. Para isso, Lourdes pediu que cada turma escolhesse uma obra de Tarsila para desenharem e ambas as salas escolheram O ovo (ou Urutu). Explicou que o ovo na pintura significa armazenador de uma nova vida, fertilidade e eternidade; a serpente pertence ao reino da mãe, e quer dizerpenetração do ventre materno e a cobra é o instinto e impulsividade natural (nem boa, nem má).

Fé e Alegria realizou mais uma formação com os estagiários

Por Tifanny Valente
A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya) realizou, terça-feira (12), o encontro do mês de junho de formação com os estagiários.  A reunião aconteceu na sala 505 do bloco B da Universidade Católica de Pernambuco, das 14h às 18h.
O coordenador geral do Fya PE, Glauco Filho, começou falando do projeto Magis Vida, que foi aprovado e tem previsão de início para o mês de julho. Em seguida, pediu para os estagiários e funcionários citarem três pessoas entre eles que fossem críticas com elas mesmas, severas e perfeccionistas, e os escolhidos foram os professores Liderlânio Araújo, Anderson Barbosa e a pedagoga Geize Araújo. Cada um teve que liderar um grupo que foram formados com a missão de pesquisarem sobre auto-estima, autoconceito e autoconfiança.
Em seguida, todos os grupos preparam uma aula e apresentaram relacionando com o tema. Para falar sobre a autoestima, a primeira equipe fez uma peça de teatro e colocou o videoclipe da cantora Katy Perry, “Last friday night”, explicando sobre a beleza externa e relacionando com a biologia. O segundo grupo fez uma apresentação de slides para abordar o autoconceito relacionando com a literatura. Eles citaram a obra “Dom Casmurro”, de Machado de Assis. E a terceira e última equipe fez uma simulação de uma aula de matemática para falar sobre a autoconfiança.


Ao finalizar as apresentações, Glauco Filho falou que o objetivo do encontro era a valorização de si mesmo e do outro, para que cada funcionário e estagiário comece a fazer essa automotivação para, depois, poder passar para os usuários do Fya PE. Explicou também a diferença entre autoestima e autoconceito e exibiu o vídeo “Life Vest”. “Que nossa ação diária, cotidiana possa ser de coisas boas”, disse Glauco. Em seguida, teve um intervalo.


Ao retornar às atividades, o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unicap, Josiel Barbosa, deu uma aula sobre empreendedorismo. Explicou o que é a formalização da atividade, um empreendedor individual e falou das vantagens, como: cobertura previdenciária, contratação de um funcionário com menor custo, acesso ao crédito bancário, redução da cama tributária, controles simplificados e cidadania.