
O professor de física Josué Velozo iniciou o dia exibindo um vídeo de uma parte de uma palestra do escritor Ariano Suassuna em homenagem aos 85 anos que ele estava completando no dia. Logo em seguida, começou explicando sobre o átomo, mencionou Tales de Mileto, Anaximandro e Anaximenes e explicou sobre Thomson e a descoberta do elétron e modelo do “pudim de passas”; Hantaro Nagaoka e o modelos saturnianos; Ernest Rutherford (que propõe um modelo atômico com movimentos planetários) e Niels Bohr que publicou uma série de três artigos nos quais resolveu os problemas de Rutherford, baseado nas ideias de Einstein e Max Planck.


Ao retornar às atividades, a professora de física Jéssyca Fernandes falou sobre gravitação universal. Explicou sobre as teorias geocentrista (a ideia da Terra ser o centro do universo), e heliocentrista (o Sol como centro do universo) e as leis de Kepler (Lei das órbitas, das áreas, dos períodos e da gravitação universal). Depois, fez três exercícios sobre o assunto com os alunos.
O professor Sidney Farias voltou com as aulas de matemática falando um pouco sobre os pais da geometria analítica que não eram matemáticos, e o professor Rafael deu prosseguimento explicando cônicas (figuras formadas pela interseção de um cone de revolução e um plano), elipse, hiperbole (e seus elementos: focos, eixos maior e menor, vértice, centro e distância focal), circunferência e parábolas (onde o professor Sidney também refoçou o assunto mencionando Galileu e Newton). O professor Rahmés Stephanus deu uma aula sobre função quadrática e, em seguida, resolveu algumas questões.
Para encerrar o aulão, Sidney Farias explicou sobre interpretação gráfica, fazendo uma leitura do cotidiano, como o eletrocardiograma (gráfico que salva vidas), esportes (análise do jogo), geografia (população), economia (fazer previsões), etc. Por fim, fez com os estudantes alguns exercícios sobre o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário