25 de outubro de 2012

Fé e Alegria realiza mais uma atividade do Magis Vida

Por Tifanny Valente

A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE) e o Liceu de Artes e Ofícios, realizou na terça-feira (23) mais uma atividade do Projeto Magis Vida. As atividades são voltadas para 30 adolescentes do Apoio Pedagógico e acontecem sempre às terças e quintas-feiras no Liceu, das 13h às 16h.


A psicóloga formada na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) Ananda Kenney  começou brincando com os usuários de “telefone sem fio”, onde em uma roda ela inventou uma frase e falou no ouvido de um dos adolescentes secretamente sem que ninguém mais pudesse ouvir. Depois, o próximo falou o que entendeu para quem estava no seu lado e assim por diante até chegar à última pessoa, que teve que falar alto a frase para todos ouvirem. Na última rodada da brincadeira, o primeiro começou com uma frase e o próximo repetiu acrescentando também algo, e assim seguiu até chegar ao último da roda. “Às vezes algumas confusões acontecem na nossa vida por causa de uns telefones sem fio errados. Por isso que peço a vocês que sejam mais claros e tomem cuidado ao repassar o que ouviram”, falou Ananda.
Para a segunda atividade do dia, cada um teve que pensar no sentimento que estavam tendo no momento e em seguida tentaram representá-lo em um pedaço de argila.  Depois da experiência os alunos tiveram um intervalo. Ao retornar às atividades, a assistente social Catarina de Santana pediu para cada um escrever em uma cartolina o que eles acham que está bom no projeto e o que poderia melhorar. Para encerrar o dia, o publicitário formado na Unicap Rikévio Melo exibiu alguns vídeos de propagandas e pediu para a turma opinar sobre cada uma.

24 de outubro de 2012

Fé e Alegria realiza mais uma atividade do Magis Vida

Por Tifanny Valente
A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE) e o Liceu de Artes e Ofícios, realizou na terça-feira (16) mais uma atividade do Projeto Magis Vida. As atividades são voltadas para 30 adolescentes do Apoio Pedagógico e acontecem sempre às terças e quintas-feiras no Liceu, das 13h às 16h.
O publicitário formado na Unicap Rikévio Melo iniciou as atividades do dia fazendo uma análise de algumas propagandas com a turma e também falou sobre marcas específicas. Depois de um debate sobre os anúncios, os alunos tiveram um intervalo de 20 minutos. No segundo momento Rikévio separou o grupo em duplas e trios, que tiveram que criar uma propaganda para vender outro refrigerante.
Para realizar esse projeto, os grupos tiveram que escolher um ponto de Recife para fazer um lançamento desse refrigerante. E em seguida, criaram também uma campanha para divulgá-lo no local escolhido. Depois apresentaram para toda a proposta de cada um.  O publicitário comentou sobre cada apresentação orientando os usuários para melhorar as suas idéias.

11 de outubro de 2012

Fé e Alegria realiza Oficina Artesanal para os alunos do Projeto Horizonte

Por Tifanny Valente
A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), está promovendo o mês do artesanato, com a realização de atividades com os alunos do Projeto Horizonte.


Nesta quarta-feira (10), foi realizada a oficina de artesanato, onde os usuários aprenderam a fazer portas joias, retratos e pinturas. A coordenadora do projeto, Fernanda Sougey, explicou que o objetivo é explorar a psicomotricidade deles, através do universo cultural, trabalhando também o conhecimento prévio de cada um.


Além de beneficiar crianças de comunidades carentes e alunos da Universidade, o Projeto Horizonte oferece cursos com o propósito de fortalecer o processo de formação de educadores. Neles, professores da rede pública de ensino e alunos dos cursos de magistério – nível médio – aprendem a reconhecer a importância dos aspectos afetivos, sociais e cognitivos implícitos no processo de aprendizagem. Com a prática de formação continuada, eles aprimoram a capacidade de identificar o nível de desenvolvimento dos alunos e planejam adequadamente o uso do computador nas aulas.






Fé e Alegria realiza mais uma atividade do Magis Vida

Por Tifanny Valente
A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE) e o Liceu de Artes e Ofícios, realizou na terça-feira (09) mais uma atividade do Projeto Magis Vida. As atividades são voltadas para 30 adolescentes do Apoio Pedagógico e acontecem sempre às terças e quintas-feiras no Liceu, das 13h às 16h.
O publicitário formado na Unicap Rikévio Melo iniciou as atividades do dia perguntando para os alunos qual foi o último anúncio que eles ouviram no rádio. Em seguida, explicou a diferença entre spot e jingle, como se faz cada um e mostrou alguns áudios como exemplos de propagandas de rádio.  Logo após, todos tiveram um intervalo de 20 minutos.
No segundo momento, Rikévio pediu para que formassem grupos de quatro componentes, onde eles tiveram que criar um spot para vender uma marca de um refrigerante. Depois de terminarem as criações, as equipes defenderam seus projetos e o professor fez suas observações sobre cada um.

Fé e Alegria promove visita à oficina do artista Francisco Brennand

Por Tifanny Valente
Na segunda-feira (08), o programa Jovem Aprendiz 2012, oferecido pela Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya) em parceria com a Aneas (Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social) e a Unicap (Universidade Católica de Pernambuco), realizou um passeio para a Oficina Cerâmica Francisco Brennand.
A excursão teve como objetivo “ampliar o universo cultural dos jovens. O local foi escolhido pelos próprios usuários”, como contou a coordenadora do projeto, Marianna Accioly, que também os acompanhou no passeio, junto com o professor Paulo Cardoso. A experiência foi tão proveitosa para todos que a visita durou mais do que o tempo previsto.
Desde 1971 no bairro histórico da Várzea, a Oficina Brennand compõe um conjunto arquitetônico monumental, em constante processo de mutação, “onde as obras são associadas a um universo abissal, dionisíaco, subterrâneo, obscuro, sexual e religioso”, como explicou o mediador Elcimar Malta. Entre as obras feitas de cerâmica, encontram-se objetos utilitários como a chaleira, o bule, cinzeiros, fruteira, garrafa, compoteira, bomboneira, pote, porta lápis, ovo cerâmico, peso bola, tartaruga, jarra, caneca, saladeira, travessa, prato, tigela, prato, terrina, petisqueira, camafeu, taça, copo, jarro cilíndrico, castiçal, doceira, porta jóias, panela de fondue, sopeira, minisopeira, miniovo, porta guardanapo, minijarra e travessa com ambas.
O programa  Jovem Aprendiz tem como meta treinar e encaminhar jovens para estágio no setor administrativo de empresas e oferecer atividades de formação e acompanhamento profissional.
Esses jovens aprendem sobre redação comercial e oficial, introdução à administração, técnicas de recepção, ética na organização, conceito básico de saúde, técnicas de protocolo e técnicas de arquivo. Eles têm aulas de língua portuguesa, matemática, informática, competências para o saber conviver e humanismo e cidadania.

4 de outubro de 2012

Lei de Mendel

Por Tifanny Valente

A professora de biologia, Renata Carolina recomenda o vídeo abaixo sobre a Primeira Lei de Mendel para fixar melhor o assunto de genética dado no aulão de Ciências da Natureza.


Fé e Alegria inicia o segundo módulo do projeto Magis Vida

Por Tifanny Valente

A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE) e o Liceu de Artes e Ofícios, deu início na terça-feira (03) ao segundo módulo do Projeto Magis Vida. As atividades são voltadas para 30 adolescentes do Apoio Pedagógico e acontecem sempre às terças e quintas-feiras no Liceu, das 13h às 16h.
O publicitário formado na Unicap, Rikévio Melo, que irá acompanhar os adolescentes nessa nova etapa do projeto, primeiro se apresentou e pediu para todos fazerem o mesmo. Em seguida, falou como será o segundo módulo e perguntou aos meninos o que eles achavam o que era publicidade.  Depois de ouvir as respostas, Rikévio explicou o que era publicidade e propaganda diferenciando uma da outra.
Com uma ideia mais esclarecida do que se trata o assunto sobre o qual vão trabalhar durante esse novo período do projeto, cada um descreveu em uma folha de papel ofício uma propaganda sobre um chiclete. Logo após, todos falaram sobre a sua criação mostrando que a criatividade deles vai longe.  Em seguida, o publicitário fez uma breve análise dos projetos de cada um, e deu chocolate para as melhores ideias antes de liberá-los para o intervalo.
No segundo momento do dia, Rikévio falou um pouco como surgiu a publicidade. Fez a tradicional brincadeira do “telefone sem fio”, onde em uma roda o professor inventou uma frase e falou no ouvido de um dos adolescentes secretamente sem que ninguém mais pudesse ouvir. Depois o próximo falou o que entendeu para quem estava no seu lado e assim por diante até chegar à última pessoa, que teve que falar alto a frase para todos ouvirem. A brincadeira serviu para explicar melhor sobre emissor, canal e receptor. Em seguida, o publicitário trouxe exemplos de anúncios e explicou sobre o assunto.
Para encerrar o dia, Rikévio lançou um desafio para a turma, onde todos tiveram que criar uma propaganda sobre o que eles quisessem, mas com o objetivo de convencer que o produto escolhido por cada um é o melhor. O comentário sobre o resultado desse desafio será discutido no próximo encontro.

Fé e Alegria realiza oficina de biologia

Por Tifanny Valente
A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE) e o Liceu de Artes e Ofícios, realizou sexta-feira (28) uma oficina de biologia com a professora Renata Carolina para os alunos do Apoio Pedagógico.
A professora iniciou as atividades falando sobre fisiologia humana (sistema digestório ou digestivo) e da anatomia do sistema digestivo. Explicando passo a passo, Renata falou sobre a boca, a língua, os dentes, faringe e esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, pâncreas e fígado. Também explicou sobre o movimento peristáltico, suco gástrico (a gastrite), o suco pancreático, o bile e a flatulência. Em seguida, os alunos tiveram um intervalo.
No segundo momento, a professora exibiu um vídeo para os estudantes para fixar o assunto que foi dado no dia e fez uma experiência com a turma usando, por exemplo, isopor, lápis e massinha de modelar, para montar uma anatomia do sistema digestivo.  A atividade foi bastante produtiva, serviu para os alunos esclarecerem as dúvidas e a se divertir aprendendo.













1 de outubro de 2012

Fé e Alegria realizou aula temática com o professor Newton Cabral

Por Tifanny Valente
A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), realizou, sábado (29), às 8h, no auditório G1 da Unicap, a aula temática: “Brasil Nunca Mais: Ditadura Militar”, com o professor do curso de História da Unicap Newton Cabral. A aula foi dirigida para os alunos do Gapa (Grupo de Apoio Pré-Acadêmico tradicional) e também para o público externo.
A manhã começou com a exibição do vídeo da presidenta Dilma Rousseff falando sobre a Ditadura Militar e, logo após, com uma apresentação dos alunos da “T3” Alanna Clécia, Maria Luísa, Carlos Albuquerque e Kaio Fernandes da “T5”, com a música “Cálice” de Chico Buarque. Depois das boas-vindas, a plateia assistiu a uma cena da novela “Amor e Revolução”, do SBT, e a um depoimento do jornalista e historiador Jarbas Marques.
Em seguida, os professores do Fya, Rodrigo Mendonça, José Alves, Pedro Castellan e Anderson Barbosa, falaram da importância das músicas na Ditadura Militar. A aluna Alanna Clecia cantou “Pra não dizer que não falei das flores” acompanhada pelo aluno Kaio Fernandes, que tocou violão.
Anderson Barbosa fez a apresentação do professor Newton Cabral, que iniciou sua aula agradecendo o convite. Newton começou falando das promessas da Junta Militar que assumiu o poder após a deposição do presidente João Goulart (como restaurar a legalidade, reforçar as instituições democráticas ameaçadas, eliminar o perigo da subversão e do comunismo e punir os que enriqueceram no governo via corrupção).
O professor explicou sobre o Ato Institucional nº 1 (baixado em 09 de abril de 1964); sobre o governo do General Humberto de Alencar Castelo Branco; a “Operação Limpeza” (dando como exemplo a UNE que foi alvo dessa operação no dia 1º de abril, ao ter a sua sede invadida e incendiada). Citou também os sindicatos trabalhistas e as Ligas Camponesas que foram atingidos, a estruturação do Novo Estado com a criação do Serviço Nacional de Informações (SNI). “O primeiro orçamento do SNI foi de 90 milhões de dólares, que corresponde hoje a 180 milhões de reais”, contou Newton Cabral.
Esclareceu sobre o Programa Econômico; Controle dos salários; a Lei de Greve, onde falou que “criaram mecanismo para que a vida dos trabalhadores ficasse mais difícil”; a Lei do Domicílio Eleitoral e a Lei das Inelegibilidades. “A vitória das oposições em quatro Estados: Guanabara, Minas Gerais, Santa Catarina e Mato Grosso, fez a linha-dura solicitar o cancelamento das eleições e a indicação de novos governadores. Os eleitos tiveram o direito de posse, mas o governo federal indicaria os Secretários de Segurança”, contou o professor.
Newton explicou sobre o Ato Institucional n° 2, nº 3 e o nº 4. Falou do Governo do Marechal Arthur da Costa e Silva; do Movimento Estudantil; o Sindicalismo; a Frente Ampla; do Ato Institucional nº 5; a Crise da sucessão e as alternativas; e do Ato Institucional nº 13. Citou a música “Pra frente Brasil”, que foi associada ao sucesso do futebol com o do país (quando o Brasil foi tricampeão). Em seguida, todos tiveram um intervalo de 20 minutos.
No segudo momento, o professor fez umas sugestões de filmes e livros sobre o tema do aulão e falou do Governo Médici e a radicalização política; Operação Vale do Ribeira; Guerrilha do Araguaia; das torturas (criação da “cultura do medo”); Aparelho repressivo (Conselho de Segurança Nacional, SNI (Serviço Nacional de Informação, CIEX (Centro de Informação do Exército), CENIMAR (Centro de Informações da Marinha), CISA (Centro de Informações da Aeronáutica), Serviços secretos de cada um dos ramos das Forças Armadas: E-2, M-2 e A-2, DOI (Departamento de Operações e Informações), CODI (Centro de Operações de Defesa Interna), DPF (Departamento de Polícia Federal) e DOPS (Departamento de Ordem Política e Social)).
Newton mencionou o “milagre econômico” no governo de Médici, e os seus prejudicados. Falou do governo de Geisel e a distensão; da Lei Falcão; a Anistia Política; das eleições de 1982; e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Para finalizar sua aula, o professor Newton contou sobre o governo de João Batista de Oliveira Figueiredo, onde surgiram os partidos: PDS (Partido Democrático Social) – Situação; PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) – Setores mais à esquerda e de centro do antigo partido; abrigava também os membros do PCB e do PC do B; PT (Partido dos Trabalhadores) – Líderes sindicais, membros de organizações e comunidades de base; PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) – Herança do trabalhismo populista de Vargas; PDT (Partido Democrático Trabalhista) – Resultado de uma cisão no PTB; PP (Partido Popular) – Capitalistas e membros dos setores financeiros, além da antiga ala conservadora do MDB.
Os professores Rodrigo Mendonça e Pedro Castellan fizeram uma declamação da música “Apesar de você” de Chico Buarque.  Em seguida, foram sorteados para os alunos que estavam na plateia camisas do Fya e o livro do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens. Os ganhadores foram: Rodrigo Heitor Nascimento, Bruna Regina Lins, AkeÇony da Silva Lima, Gessyca Galdino de Souza, Renata Viana, Cássia Marinho, Sérgio Luiz, Mayara Martins, Ana Carina Correia,Victor Rickelly, Rosana Pereira de Lima, Julio Garcia, Jéssica da Silva, Pedro Henrique, Fernanda Maria e Hugo Leornado Silva de Oliveira Leite.  Para finalizar a manhã cheia de muitas emoções, os alunos Maria Luíza e Kaio Fernandes cantaram a música “Como nossos pais”, de Elis Regina.