5 de novembro de 2012

Fé e Alegria realiza aula com sargento de bombeiro para os alunos do Jovem Aprendiz


Por Tifanny Valente
Na segunda-feira (29), o programa Jovem Aprendiz 2012, oferecido pela Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya) em parceria com a Aneas (Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social) e a Unicap (Universidade Católica de Pernambuco), realizou uma palestra com o Sargento Lima do corpo de bombeiros.
Com muita simpatia, o Sargento Lima falou sobre os equipamentos usados pelos bombeiros, todo o procedimento nos incêndios, a roupa usada por eles (como o capacete, a bata, a luva e a viseira) e sobre para que serve cada peça e do que elas são feitas.  Citou também o que se usa em caso de fumaça, e os tipos de cilindros. “O elemento mais nocivo em um incêndio é a fumaça, por ser um combustível também, ela queima”, contou Lima.
“O equipamento encharcado pesa em torno de 35 kg”, falou o sargento, para explicar logo em seguida a importância do cuidado com o físico.  “Não pratico academia, mas faço natação e corrida, que são fundamentais para um bombeiro”, contou.

Falou sobre vazamento de gás (os cuidados por ser possível ter o incêndio e a explosão), vapor d’água, queimaduras, choque elétrico, tentativa de suicídio, caminhões (que são muito caros e sensíveis), os tipos de viaturas e como utilizar água na hora do incêndio. Contou sobre resgaste no mar (com presença de tubarão), resgates de animais, crianças e bebês, ajuda em trabalho de parto, primeiros socorros, atendimentos no transporte e no hospital. Para explicar tudo, o sargento Lima exibiu vídeos e fotografias de exemplos do que ele estava falando, além de enriquecer o conteúdo contando um pouco sobre algumas de sua própria experiência.
O programa Jovem Aprendiz tem como meta treinar e encaminhar jovens para estágio no setor administrativo de empresas e oferecer atividades de formação e acompanhamento profissional.
Esses jovens aprendem sobre redação comercial e oficial, introdução à administração, técnicas de recepção, ética na organização, conceito básico de saúde, técnicas de protocolo e técnicas de arquivo. Eles têm aulas de língua portuguesa, matemática, informática, competências para o saber conviver e humanismo e cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário