OBJETIVO GERAL
Proporcionar vivências sócio educativas que contribuam para a construção de projetos individuais e coletivos, que favoreçam o desenvolvimento do ser humano em suas potencialidades e assim possa ampliar sua perspectiva técnico-profissional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Possibilitar o desenvolvimento das competências vinculadas ao saber-saber, saber-ser e saber-convier;
2. Possibilitar a compreensão de si, do outro e do mundo;
3. Possibilitar o desenvolvimento do senso crítico e da responsabilidade coletiva dos beneficiários.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A proposta inicial é ter como eixo central o conjunto temático que segue adiante. Vale destacar, que o mesmo será reconfigurado, conforme a demanda de cada grupo trabalhado dentro das diversas atividades realizadas no projeto.
1º. Tema: Definição da Identidade (o educando se percebe, passa a se compreender e portanto se aceitar)
2º. Tema: Auto-Estima (O educando desenvolve um sentimento positivo consigo mesmo); Auto-conceito (o educando desenvolve uma auto-imagem positiva); Auto-confiança (o educando passa a confiar em seu potencial de transformação e condução da própria vida.)
3º. Tema: Visão destemida do Futuro (o futuro será visto como um desafio, algo positivo, sem temor.); Querer Ser (surgem sonhos mais concretos. O educando passa a querer ser, a sonhar com seu futuro pessoal, social e profissional.); Resiliência (conjunto de qualidades não excepcionais que, quando bem articuladas e suficientemente desenvolvidas resultam na capacidade da pessoa crescer nas adversidades.)
4º. Tema: Sentido de Vida (a vida tem um sentido claro a ser seguido. De onde está, para onde quer chegar.); Projeto de Vida (Os sonhos passam a apresentar-se com metas, passos, etapas preliminares determinadas para que se alcancem os objetivos finais.)
5º. Tema: Autodeterminação (o educando não abre mão de viabilizar suas propostas); Auto-realização (toda conquista realizada ao longo de nossas vidas são pequenas auto-realizações que, em processo, contribuem para nos sentirmos realizados); “Plenitude Humana” (o querer ser encontra o ser. Pode ser observada nas dimensões afetiva, profissional e cidadã/social)
CONCLUSÃO
A presença educativa, por meio da relação de ajuda, é a base sobre a qual o processo educativo se apóia para dar condições ao educando de progredir em seu desenvolvimento pessoal, intelectual e social. O educador, ciente desse caminho do desenvolvimento pessoal e social, e podendo, por meio de sua presença, perceber onde o educando se encontra neste processo, tem o conhecimento situacional necessário para desenvolver o planejamento educativo, sabendo bem aonde quer chegar e, sobretudo, qual o caminho irá percorrer. Essa presença ativa do educador se faz necessária, uma vez que permite diagnosticar a situação, e assim facilitar o desenvolvimento do educando.